Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

29 de novembro de 2022

Novembro vai se despedir com temporais, ciclone e granizo

Compartilhe

O mês de novembro chegará ao fim com chuvas espalhadas por todo o país. Boletim divulgado pela Climatempo indica que as cinco regiões geográficas do Brasil devem registrar temporais nesta quarta-feira (30). Fora os acumulados, há menção a um ciclone subtropical e possibilidade de queda de granizo.

De acordo com a previsão do tempo, um “corredor de umidade e mais pela baixa pressão atmosférica” com “características de ciclone subtropical” será registrado no último dia do mês na costa da Bahia — estado nordestino que, como boa parte do país, irá encarar os temidos temporais.

A queda de granizo pode correr, segundo a equipe da Climatempo, em dois pontos do país nesta quarta-feira. No Sudeste, tal fenômeno climática é aguardado para praticamente toda a região: Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, além da faixa mineira que engloba o Triângulo e o leste do estado. Também há possibilidade de novembro se despedir com granizo em Rondônia (região Norte).

Previsão do tempo para o fim de novembro

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta quarta-feira, 30 de novembro.

Sul
Chuva forte e na forma de temporais na metade norte e no centro-oeste do Rio Grande do Sul e em boa parte do Paraná. Destaque para a chuva volumosa também no centro para o leste de Santa Catarina, além do leste paranaense.

Sudeste
Chove em todas as áreas da região, com risco para temporais mais fortes e potencial para granizo em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Triângulo Mineiro, leste mineiro e no Espírito Santo.

Centro-Oeste
Chuva em todo o estado de Mato Grosso e em grande parte de Mato Grosso do Sul, com acumulados contínuos ao longo do dia sobre Goiás e o Distrito Federal. Os temporais mais fortes acontecem sobre o oeste e centro-sul mato-grossense, sul goiano e no leste e norte sul-mato-grossense.

Nordeste
Temporais aumentam entre Maranhão, Piauí e Ceará, como ainda permanece na Bahia. Previsão de acumulados altos ainda nesses estados. Tudo por causa do corredor de umidade e mais pela baixa pressão atmosférica na costa baiana, com características de ciclone subtropical.

Norte
Toda a região tem chuva, com os temporais e pancadas fortes nos sete estados. Destaca-se para os acumulados mais elevados no norte do Pará, sobre o Amapá, no Tocantins, em Roraima e no sul de Rondônia. Há maior possibilidade de granizo em Rondônia.

Fonte: Canal Rural

Publicado em: