Governo paulista amplia benefícios do ICMS para bioenergia
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou alteração do regulamento do ICMS de serviços relacionados à bioenergia. Conforme divulgado na segunda-feira (21), o objetivo é fomentar o uso de combustíveis renováveis e aumentar a competitividade no mercado paulista. Decreto neste sentido será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22) e passa a vigorar imediatamente.
O governo paulista também assinou o acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), visando o aproveitamento de energia solar fotovoltaica, aquisição de energia do Mercado Livre e implementação de usinas solares para a geração e compensação de créditos de energia elétrica nos prédios públicos.
O benefício de diferimento do ICMS vale para operações internas com biogás e biometano quando o gás natural for consumido em processo de industrialização em usina geradora de energia elétrica. Neste caso, o lançamento do imposto é realizado apenas no momento em que ocorre a saída da energia do estabelecimento industrializador e permite maior fôlego financeiro para as empresas produtoras.
A medida faz parte do Plano Paulista de Energia (PPE 2050) para que o Estado alcance a neutralidade das emissões líquidas de gases de efeito estufa em diferentes setores. A ação também vai ao encontro dos compromissos internacionais, Race to Zero e Race to Resilience, que São Paulo assinou com a ONU (Organização das Nações Unidas), e do Plano de Ação Climática (PAC-2050), lançado na última semana durante a COP27, no Egito.
Fonte: Hora Campinas
Publicado em: Variedades