Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

7 de novembro de 2022

Semana começa com alerta para tempestade na região Central e no Matopiba

Compartilhe

A semana começa com alerta amarelo para tempestade em áreas da região Central e do Matopiba, de acordo com aviso publicado na página oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta segunda-feira (7).

Após a passagem de uma frente fria, as áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas. O alerta é válido para Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e centro-sul do Tocantins.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, afirma o Inmet.

O modelo de previsão de precipitação do Inmet indica a permanência das chuvas em Minas Gerais nos próximos dias. Em alguns pontos a precipitação pode chegar a 70mm até a próxima quarta-feira (9).  O Cosmo também sinaliza que as chuvas devem persistir em áreas do Matopiba.  Também até a próxima quarta, os volumes podem ultrapassar os 700 no leste do Maranhão e em áreas do Piauí.

“Semana começando instável, com muita nebulosidade e chuva forte no litoral norte da Bahia, em Alagoas, Sergipe, norte do Piauí e do Maranhão. Esta instabilidade provoca chuva forte e temporais no centro-norte e litoral do Pará e nos estados de Roraima e do Amapá”, acrescenta a previsão da Climatempo.

Para o Centro-Sul do Brasil, os modelos mostram condição de chuva apenas no final da semana. São previstas chuvas no Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo a partir de sexta-feira (11), com volumes entre 20mm e 50mm. A tendência é que próximo final de semana seja de chuvas nessas áreas.

No Rio Grande do Sul, a chuva deve chegar só a partir de domingo e ainda assim, com bons volumes apenas na região norte do estado. Também no domingo, há previsão de muita chuva no sudoeste do Paraná. Se confirmadas, as chuvas podem ter acumulados de até 125mm.  Esse novo sistema deve avançar também para o Mato Grosso e Goiás, com acumulados entre 20mm e 40mm, enquanto Norte, Matopiba e Nordeste devem ter uma pausa nas chuvas expressivas.

Fonte: Notícias Agrícolas

Publicado em: