Seguro Paramétrico: tudo o que você precisa saber sobre essa inovação
A crise climática que vivemos hoje em todo planeta acende um alerta em vários setores da sociedade e da economia, pois afeta desde o equilíbrio do meio-ambiente e seus habitats, incluindo o humano, o funcionamento das cidades e suas estruturas, até os processos e resultados da produção em várias indústrias. Entre elas, a agricultura e a produção rural é uma das mais vulneráveis, não só pelas perdas materiais e financeiras que o risco climático oferece, mas especialmente pelo impacto que pode causar na produção e abastecimento de alimentos para toda a população.
Este artigo explica o que é o Seguro Paramétrico e de que forma ele se apresenta como uma modalidade inovadora do setor de seguros para a produção agrícola, uma solução ágil e adaptável, capaz de atender produtores de vários tamanhos e lugares do país, cujas demandas não têm sido historicamente atendidas pelos seguros tradicionais. Além disso, explora de que forma essa modalidade de seguro oferece resiliência financeira e ajuda na mitigação dos Riscos Climáticos. Finalmente, traz a diferença entre o seguro paramétrico e os demais seguros para a produção agrícola e rural, apresentando detalhes sobre o atual cenário agrícola brasileiro
Boa leitura!
O que é Seguro Paramétrico?
O Seguro Paramétrico é uma modalidade de seguros baseada em índices (parâmetros) definidos previamente e acordados em contrato, e aplica-se à vários setores da economia, especificamente aqueles cujo trabalho, produção e resultados são impactados por variações inesperadas nas condições climáticas, que é atualmente o comportamento do clima em todo planeta. São eles os setores de Energia Renovável, Indústria Têxtil, Construção Civil, Transportes e Turismo, além do setor Agrícola, nosso foco aqui.
Os índices (parâmetros) a serem pré-definidos para a contratação do Seguro Paramétrico são de natureza agrometeorológica, tais como temperatura, níveis de precipitação, entre outros. Esses índices são definidos a partir de dados obtidos em órgãos oficiais, como o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que consideram, por exemplo, os dados históricos, por região geográfica, de chuva, de sol, de seca, de inundação, entre outros.
Quando os índices pré-determinados e contratados são atingidos, a fonte dessa informação não é nem a seguradora nem o segurado, mas sim os próprios órgãos oficiais usados para definir os parâmetros, que é uma terceira parte objetiva, neutra e reconhecida publicamente. Assim, basta que esses índices ou parâmetros sejam atingidos para que o seguro seja acionado.
Diferente dos seguros tradicionais, que indenizam a partir dos danos que aconteceram – e que depende de informação por parte do segurado, que demanda realização de perícia, etc – o Seguro Paramétrico indeniza quando os índices contratados se cumprem, independente dos danos; a informação que confirma o sinistro pode vir do INMET, por exemplo, e não do segurado; não há necessidade de perícia. Tudo isso faz com que o Seguro Paramétrico não só seja mais personalizado, adequado ao tamanho, região e às necessidades do segurado, seu patrimônio e produção agrícola, como significa que o pagamento do seguro é mais rápido e menos burocrático.
Para quem foi desenvolvido o Seguro Paramétrico?
A contratação desta apólice de Seguro Paramétrico é ideal para agricultores (sobretudo no campo de agricultura familiar) de assentamento, pois o pagamento de possíveis sinistros reforça a existência de uma solução efetiva para segurados com este perfil, que enfrentam problemas relacionados ao clima em todo o Brasil.
O Seguro Paramétrico rural também beneficia corretores, produtores e todo o ecossistema rural.
De modo geral, comunidades agrícolas que passaram muito tempo sem acesso a garantias que protegem seus negócios agora podem contar com essa proteção.
Agricultores familiares podem contar com o seguro em qualquer momento que seja necessário.
A Newe Seguros foi a responsável pela primeira indenização de Seguro Paramétrico no país para um agricultor familiar de assentamento do sul da Bahia.
Cenário agrícola brasileiro
De acordo com o Relatório sobre Clima e Desenvolvimento para o País, do Banco Mundial, a agricultura cresceu quase 97% desde 2000 e, juntas, agricultura, silvicultura e pesca representaram 6,9% do produto interno bruto (PIB) em 2021. O agronegócio como um todo contribuiu com aproximadamente 27,6% do PIB em 2021 e 20,1% do total de empregos.
A parcela da agricultura e das atividades extrativistas mais que triplicou em duas décadas (de 9,1% e 7,1% do total das exportações em 2000 para 39,3% e 35,7%, respectivamente, em 2021).
No entanto, esse cenário otimista da economia brasileira está ameaçado pela crise climática e o aumento da temperatura do planeta. Ainda de acordo com o estudo, até o final deste século a temperatura média do Brasil deve aumentar entre 1,7 °C e 5,3 °C.
Ao afetar de forma tão direta a produção agrícola e rural do país, a emergência climática tem impacto não só na economia, nos resultados financeiros e na subsistência desses produtores, mas coloca em risco a segurança alimentar e a saúde de toda a população.
Seguro Rural x Seguro Paramétrico
No Seguro Rural, o pagamento é feito a partir dos danos sofridos, danos esses cobertos em contrato, como por exemplo, a colheita de uma safra que foi totalmente perdida ou prejudicada devido a condições climáticas adversas. A confirmação desse evento depende do segurado informar o sinistro, depende que uma perícia seja feita no local, e depende de um trâmite burocrático para que finalmente o pagamento possa ser liberado.
Já no Seguro Paramétrico, o pagamento é feito quando, independente de perdas específicas, atinge-se os índices ou parâmetros pré-determinados e acordados em contrato, como, por exemplo, a quantidade de chuva – acima ou abaixo do esperado – em uma região específica durante determinado período. Basta que os parâmetros contratados sejam atingidos, o que pode ser verificado em informação fornecida por órgãos oficiais agrometeorológicos do governo, para que o segurado receba sua indenização sem necessidade de perícia, sem burocracia, na velocidade de uma transferência bancária.
De um lado, o Seguro Rural é mais abrangente, e pode cobrir uma variedade maior de riscos, o que consequentemente pode significar, para o segurado, um custo de contratação e uma burocracia maior. Do outro, no Seguro Paramétrico índices específicos, de natureza agrometeorológica e regional, são escolhidos pelo segurado para determinar a sua cobertura e são pré-determinados e acordados em contrato, o que, consequentemente, oferece simplicidade na informação do sinistro e rapidez no pagamento – pois não depende de quais foram os danos da lavoura coberta, por exemplo, mas sim dos eventos climáticos terem atingido ou provocado um determinado índice ou parâmetro contratado.
Vantagens do Seguro Paramétrico
A principal vantagem do Seguro Paramétrico é que o que aciona o seguro é o índice ou parâmetro contratado ter sido atingido, e não os danos ocorridos. Assim, o custo do seguro se torna mais acessível do que o seguro tradicional, a informação e verificação do sinistro mais simples, e a indenização chega mais rápido ao segurado.
Outros benefícios são:
Cobertura sob medida: O seguro paramétrico permite a personalização da cobertura, adaptada às necessidades específicas de cada segurado, de cada região, de cada tipo de lavoura, oferecendo uma cobertura que responde mais diretamente aos riscos climáticos.
Ativação rápida do Seguro: O seguro é acionado automaticamente quando os índices ou parâmetros definidos em contrato são atingidos, e até mesmo antes do segurado informar a seguradora, ela já recebe a informação direto dos próprios órgãos oficiais de agrometeorologia. Com isso, é rápida a resposta e o pagamento por parte da seguradora, e se torna também rápida a capacidade de resposta do segurado ao evento ocorrido, aumentando sua segurança e resiliência climática.
Acessibilidade e Resiliência Financeira: por ser um seguro mais específico na cobertura, o custo é adaptado a essa especificidade e se torna mais acessível, o que aumenta a rapidez de resposta do segurado ao evento, oferecendo maior previsibilidade e estabilidade financeira, ajudando o segurado a se planejar e proteger os resultados de sua produção, especialmente diante do aumento da imprevisibilidade e impactos negativos da crise climática global.
Redução de Riscos Climáticos: com a especificidade de um seguro baseado em índices agrometeorológicos, é possível reduzir os riscos associados a eventos climáticos extremos, mitigando perdas financeiras e aumentado a capacidade de resposta rápida do segurado, protegendo o retorno e a continuidade de suas operações.
Amplitude e Flexibilidade Geográfica: o seguro paramétrico é capaz de cobrir uma ampla variedade de culturas em regiões diferentes, de norte a sul do país, com suas especificidades geográficas e regionais de comportamento do clima.
Simplicidade de Gerenciamento: Com uma estrutura transparente e clara, o seguro paramétrico simplifica o processo de gerenciamento de riscos. Com isso, oferece uma solução eficiente e direta para proteger seus ativos. seu trabalho, seu patrimônio, sua lavoura, e a continuidade da sua produção.
Uma seguro de inovação contínua: criado para ser uma modalidade não-tradicional de fazer seguro, o Seguro Paramétrico foi desenhado para estar sempre em evolução, capaz de absorver rapidamente toda inovação do mercado, em constante atenção às mudanças de realidade e de necessidades dos clientes, para que possa igualmente mudar e se adaptar, garantindo que o segurado tenha acesso às soluções mais atualizadas e eficazes para se proteger contra os riscos climáticos.
Seguro Paramétrico da Newe
A Newe Seguros tem se destacado no mercado segurador brasileiro pelo seu compromisso com a inovação e com os pilares do ESG (do inglês, meio-ambiente, sustentabilidade e governança) e sua orientação para o atendimento personalizado de vários tipos e tamanhos de empresas e clientes por todo país, desenvolvendo para eles produtos e soluções especiais de seguro. Na agricultura e no agronegócio, somos uma das primeiras seguradoras do país especializadas em Seguro Paramétrico, uma modalidade de seguros ainda pouco explorada no mercado, mas que oferece solução na medida e no tamanho das necessidades específicas da agricultura familiar e pequenos produtores, clientes mais vulneráveis à crise climática, e que hoje não são atendidos por seguradoras tradicionais.
Proteger os negócios e o futuro de famílias, cooperativas, produtores de norte a sul do país, e contribuir para o potencial transformador da agricultura no abastecimento mundial de alimentos, na saúde e na sustentabilidade econômica do Brasil e do mundo é uma das nossas missões, é um dos nossos grandes orgulhos.
A Newe foi a primeira seguradora brasileira a emitir uma apólice de seguro paramétrico para o setor cacaueiro, e também a primeira seguradora do país a pagar indenização de seguro paramétrico para um agricultor de assentamento de reforma agrária, do município de Canavieiras, no Sul da Bahia.
Se de um lado os produtores rurais, em especial os pequenos e médios produtores e a agricultura familiar, são responsáveis pela segurança alimentar do planeta, por outro são também os mais vulneráveis às mudanças climáticas que estamos vivendo. E essas famílias que alimentam nossas famílias merecem a melhor proteção que nosso mercado possa oferecer.
Nessa perspectiva, o Seguro Paramétrico da Newe oferece à agricultura familiar e pequenos produtores do país uma forma inédita e inovadora de proteção, na medida de suas necessidades, que fortalece o trabalho de associações e cooperativas junto à produção agrícola, fomenta o manejo responsável e sustentável do meio ambiente e a baixa emissão de carbono, e ainda apoia o poder público na gestão da terras produtivas do país e da segurança alimentar das famílias brasileiras.
Veja aqui os detalhes completos e entenda como foi feito o pagamento da indenização.
Neste vídeo no canal da Newe, diversos aspectos dessa modalidade são aprofundados.