Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Quem Somos?

A Newe Seguros nasce de um novo olhar para o futuro e uma nova proposta de desenvolver e levar ao mercado soluções inovadoras e disruptivas de seguros, valores compartilhados por Carlos Caputo e Rodrigo Motroni, executivos experientes no ecossistema de seguros e resseguros que, depois de trabalharem juntos por duas décadas, se encontram diante da oportunidade perfeita para formarem uma sociedade e construírem seu próprio negócio.

Em 2019, quando Caputo e Motroni eram executivos da operação brasileira da Markel, a seguradora americana tomou a decisão estratégica de diminuir sua presença no mercado latinoamericano. No Brasil, o grupo Markel, enquanto resseguradora, tinha uma posição de liderança em Linhas Financeiras, mais especificamente em Seguro Garantia e Fiança Locatícia e, como seguradora, havia se especializado em seguros agrícolas e chegou a números expressivos: R$ 105 milhões em prêmios emitidos em 2019, levando a seguradora a ocupar o quinto lugar no ranking do segmento no país. Além de algumas crises que o mercado latinoamericano enfrentava nessa época, a estrutura multinacional da Markel tornava a operação menos ágil do que seria interessante, porque todas as decisões passavam obrigatoriamente pela matriz. Mas se para a Markel a operação brasileira era vista como pequena e com uma complexidade desafiadora, Caputo e Motroni enxergavam claramente nela a grande oportunidade que havia de ampliar a atuação em uma indústria que crescia acima do PIB.

Assim, quando a Markel decidiu efetivamente sair do Brasil, os executivos propuseram à matriz americana adquirir o controle da operação, que foi considerado o primeiro ‘management buyout’ do mercado brasileiro de seguros. A nova controladora passou a se chamar CBM, e, entre suas primeiras e inovadoras ações na empresa, convidaram todos os funcionários a participar – num esforço estratégico e criativo conjunto com os diretores, área de marketing e agência de comunicação – de um processo colaborativo de Branding para definir o nome da nova empresa que surgia. E assim nasceu a Newe, uma composição das palavras ‘new’ e ‘we’, representando a realidade de uma empresa que sim, seguia com grande parte de seus colaboradores e clientes, mas que não era mais a mesma: era uma ‘new (e)nterprise’, era um novo ‘nós’ comprometidos com uma nova empresa que apontava para um novo futuro.

Nesse período inicial da Newe, o foco era consolidar a atuação em seguros para o agronegócio, principal fonte de receita da seguradora, mas direcionando o trabalho para ampliação de produtos e serviços com um objetivo claro: fazer da Newe a primeira seguradora e referência no país para seguros especiais, ‘specialties’, focar em coberturas mais complexas e personalizadas. E foi com esse direcionamento, ampliando e fortalecendo sua atuação no agro, e iniciando sua atuação no mercado primário (primary market) de Linhas Financeiras (Seguro Garantia e Fiança Locatícia), que a Newe atravessou a pandemia da Covid-19.

A empresa já possuía, na pré-pandemia, protocolos para trabalho home-office, com muitos funcionários habilitados ao trabalho remoto que se adaptaram bem ao ‘novo normal’. E Isso aconteceu também para os novos funcionários: a força de trabalho da empresa durante a pandemia cresceu quase 40%, e a percepção de que estávamos crescendo e contratando enquanto tantas outras empresas enfrentavam crises confirmava a vocação e o propósito desde quando a Newe foi criada: inovar, pensar diferente, ser capaz de responder rápido e se adaptar. Assim, os bons resultados em tempos difíceis vieram da soma dessa mentalidade, visão e ação, com o fato de que o seguro agrícola era o carro-chefe dos seguros especializados Newe, e o agronegócio foi uma das poucas indústrias que não só não pararam durante a pandemia como cresceram em meio à crise econômica.

Em 2020, a Newe seguiu seu plano de diversificar suas soluções para o agronegócio e avançar nos seguros financeiros. Depois de se consolidar no agronegócio, a empresa firma ainda mais sua posição de seguradora especializada em nichos, e amplia sua atuação nas linhas financeiras – em especial no Seguro Garantia e Fiança Locatícia – e para fortalecer esse setor traz para empresa Átila Santos, que assume a superintendência de riscos financeiros.

Nesse contexto, a Newe trabalha prioritariamente em três pilares para reposicionar o Seguro Garantia, visto até então como uma commodity, principalmente para as médias e pequenas empresas: o estímulo ao corretor com processos ágeis e simples, emissão na ponta e preço competitivo. Os esforços coordenados da empresa no difícil ano de 2020 e seu compromisso com a modernização da gestão fizeram com que no primeiro quartil de 2021 a empresa alcançasse R$147,5 milhões em vendas, um resultado 234% maior do que o mesmo período do ano anterior.

Os seguros financeiros são uma vocação ‘natural’ para as ofertas de serviços da Newe, considerando que os principais executivos da empresa vieram do mercado de seguros financeiros e resseguro, e que sempre tiveram como desafio otimizar a experiência para trazer diferenciais competitivos que beneficiem tanto o consumidor quanto o corretor – esse último recebendo soluções e incentivos que permitam que ele se torne protagonista do crescimento deste segmento.

De 2022 a 2023, junto com a consolidação da empresa em seguros especiais com soluções customizadas e alcance a públicos consumidores até então sem acesso ou resistentes ao seguro, a Newe se posiciona ainda mais como uma empresa ESG-oriented, onde a sustentabilidade vai além do meio ambiente, com foco em governança e desenvolvimento social. Diante das crises sociais, econômicas e climáticas pelas quais passa o planeta, a empresa passa a criar soluções e orientar seus negócios baseada na democratização do seguro por meio da inclusão de pequenas e médias empresas neste ecossistema, oferecendo para empresas e empreendedores a proteção e gestão do risco em nichos de necessidades que não estavam conseguindo ser atendidas pelo seguro tradicional. Sob a visão e sobre os pilares do ESG, convergem as várias linhas de produtos Newe, dos seguros rurais aos financeiros, com os objetivos de atender clientes e parceiros dos mais diversos tamanhos e necessidades, de norte a sul do país, com soluções que sejam personalizadas, atentas a particularidades, através de mecanismos de inclusão financeira que promovem resiliência ao mesmo tempo que eduquem diversos setores de negócios e da sociedade sobre a cultura da gestão de risco e do seguro.

É nesse contexto que a Newe recebe, em 2022, aporte de capital da BlueOrchard (www.blueorchard.com), por meio de seu fundo de investimentos InsuResilience Solutions Fund (ISF), recentemente homologado pela Susep como acionista da Newe Seguros com participação qualificada. O fundo é gerenciado pela BlueOrchard Finance Ltd, um investidor de impacto inovador, dedicado a investir em iniciativas que contribuem de forma positiva, duradoura e sustentável, tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente – em alinhamento com as SDGs da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas).

Esse aporte de capital é um reconhecimento do nosso trabalho e compromisso em desenvolver produtos de seguro voltados para a resiliência climática, que promovem a inclusão financeira de pequenas empresas e da agricultura familiar no Brasil, grupos mais vulneráveis à crise climática, e os quais temos atendido através de nossas soluções especializadas e inovadoras, como o seguro paramétrico para o setor do agronegócio, contribuindo para o fortalecimento desses negócios agrícolas e para a segurança alimentar do nosso país. E também nesse contexto, nesses últimos anos a Newe foi pioneira na cobertura, emissão de apólices e pagamento de sinistros para tipos de mercados produtores e de clientes que até então não sabiam o que era contar com a proteção do seguro. Fomos um dos primeiros a emitir uma apólice de Seguro Paramétrico no Brasil, primeira seguradora a emitir uma apólice de seguro para a Agricultura Familiar em lavouras diversas, como o Cacau da Bahia, e fomos a primeira seguradora brasileira a emitir uma apólice e pagar o prêmio para um pequeno agricultor de assentamento de reforma agrária no país.

Em Riscos Financeiros, o ano de 2024 mantém o foco no Seguro Garantia e Fiança Locatícia e, reforçando o posicionamento em seguros especiais e de nicho, a Newe lança outro produto inovador, o seguro Smart Protection, com duas proteções em uma única apólice: Erros e Omissões + Riscos Cibernéticos. A apólice protege pequenas e médias empresas de Erros Profissionais e ataques de hackers, já considerando as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como por perdas com processos judiciais movidos por terceiros. Para a Newe, é um produto alinhado com o posicionamento de trazer ao mercado soluções simples, transparentes e acessíveis com o objetivo de impulsionar o crescimento do mercado segurador, atendendo clientes historicamente excluídos e fortalecendo o segmento de pequenas e médias empresas, que move a economia do país.