Ouvidoria 0800 718 2048 | SAC 0800 200 6070 | Sinistros 0800 202 2042

Manchetes do Mercado

25 de janeiro de 2023

ILS e resseguro devem demonstrar margens sustentáveis

Compartilhe

Os títulos vinculados a seguros (ILS) e, de forma mais ampla, o setor de resseguros devem demonstrar aos investidores que a margem do produto é sustentável, para proporcionar maior confiança ao capital e incentivar entradas mais significativas no espaço, Aditya Dutt, presidente da Aeolus Capital Management disse.

Falando durante um webinar organizado pela AM Best ontem, Aditya Dutt explicou o cenário desafiador que afetou os setores de resseguro tradicional e alternativo, quando se trata de atrair novos capitais.

Ele também destacou por que o ambiente atual é um dos, se não o mais, períodos desafiadores na história do mercado de ILS.

“O quadro geral, da minha perspectiva, é que parece que passamos por um processo de cinco anos, talvez mais, de descoberta de preços no mercado de resseguros de catástrofes imobiliárias”, explicou Dutt.

“A cada ano, temos uma catástrofe e o mercado diz, bem, os preços devem subir 20% ou 25% e então temos outro ano de $ 100 bilhões de perdas seguradas e o mercado diz não, não, são outros 25%, e assim e assim por diante.

“Aqui estamos cinco anos depois, depois de 17, continuando a nos engajar em um processo de descoberta de preços”, disse ele.

Dutt acredita que, embora essa descoberta de preço continue da maneira que vimos, é difícil fornecer a confiança que os investidores precisam para alocar no resseguro e na classe de ativos ILS.

“Acho que até definirmos o preço e um retorno adequado, é difícil para os investidores, sejam eles tradicionais ou ILS, entrarem, porque é difícil entender o risco subjacente que eles estão aceitando e, se for difícil entender os riscos subjacentes que estão aceitando, é difícil precificá-lo”, explicou.

Acrescentando que, “se a indústria está constantemente mudando e se engajando na descoberta de preços, isso se torna um processo difícil”.

Dutt disse que isso não deve ser considerado negativo, já que todas as indústrias, resseguro incluído, se envolveram na descoberta de preços no passado.

Ele deu exemplos de outros mercados de resseguros duros do passado, onde a descoberta de preços foi feita posteriormente, mas a indústria teve a sorte de entrar em um período de menos perdas, o que ajudou a espalhar a crença de que um equilíbrio havia sido alcançado.

“Acontece que todos os anos após essas tragédias, tínhamos um ano limpo. Assim, cada vez os investidores foram recompensados ​​por entrar no mercado e cada vez eles acreditaram ter atingido um equilíbrio de preços”, disse ele.

Mas, “Isso não tem acontecido nos últimos cinco anos.”

Levando Dutt a dizer: “Até convencermos os investidores, o que é muito difícil de fazer, de que atingimos o equilíbrio de preços, é muito difícil que o capital volte”.

Uma segunda razão pela qual o mercado de resseguros e ILS está enfrentando um ambiente de levantamento de capital particularmente desafiador é a situação macroeconômica, acredita Dutt.

Ele explicou que “estamos tentando levantar capital e atrair investidores para ILS em um cenário difícil, mas também com uma reversão da política monetária acomodatícia que inundou os mercados de capitais com dinheiro de forma coordenada por todos os bancos centrais do mundo para aproximadamente 12 anos ou mais, incluindo COVID.

“Trilhões de dólares de dinheiro novo entraram no mercado, os cofres de todos estavam muito cheios, eles não podiam obter uma taxa de retorno em lugar nenhum e estamos revertendo essa política.

“Assim, como o custo de capital aumenta para todos, inclusive para nós mesmos, precisamos estabelecer que a margem excedente, ou a margem que conseguimos obter de nosso produto, é algo sustentável.

“Isso é muito difícil de fazer quando você tem um ambiente econômico, um ambiente de taxa de juros em fluxo constante e uma percepção de que o risco está em fluxo constante, mesmo que não esteja.

“Até que façamos isso, acho que o capital continuará a ser um tanto cauteloso com esse mercado.”

Dutt vê um processo contínuo para reconstruir a confiança do investidor, dizendo: “Não acho que seja um processo de seis meses ou de 12 meses.

“Acho que este é um processo de reengajamento com os investidores por um longo período de tempo com base nos méritos de nossa classe de ativos, que certamente existem.”

Fonte: Artemis

Publicado em: ,